quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Caminho #1

Já faz alguns dias que não publicamos aqui nada, o que pode traduzir o nível de "ocupação" em que andam os envolvidos no Projecto ODM. Estamos finalizando o projecto mais uma vez para enviar ao IPAD, o que tem dado muitíssimo trabalho! Já fomos até mesmo à reunião do IPAD em Lisboa, na semana passada, para termos uma ideia mais clara do que eles pedem para projectos em Educação para o Desenvolvimento, e valeu a pena.

Ouvimos, sobretudo, sobre a importância da parceria entre ONGD e Associações - que na verdade nos pareceu um fator sine qua non - e sobre a relevância dos projectos dedicados à "sub-área" da Advocacy e Sensibilização da Educação para o Desenvolvimento, áreas em que o Projecto ODM se encontra inserido, claramente.

Além disso, muito foi discutido sobre a metodologia do IPAD em geral na avaliação de candidaturas de projectos de ONGD e na divulgação de resultados, temas muito importantes mas para outros ambientes que não este.

Os líderes dos grupos a dividirem-se pelas escolas já têm se reunido para definir abordagens e os grupos foram montados já há alguns dias na aula de Cooperação para o Desenvolvimento do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (com a Profª Paula Duarte Lopes), de onde o Atlas "recrutou" voluntários para o projecto.

Nesta sessão o Atlas também esteve presente para se apresentar, juntamente com membros da Promundo. Foram feitas algumas questões e a aderência à "avaliação contínua" da cadeira e, consequentemente, à participação no projecto, pelos alunos, foi numerosa. São 7 grupos de aproximadamente 7 universitários, cada, para além de outros voluntários como os da Promundo.

Amanhã realizar-se-á a primeira Formação Pedagógica com a Inducar, em duas sessões para dois grupos diferentes (para todos os alunos envolvidos), no Instituto Português da Juventude de Coimbra.

Voltamos, então, depois disso, com mais notícias!

Até a próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário