sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O Projecto ODM

O Projecto proposto terá duas partes: o "Projecto ODM nas Escolas" e o "Projecto ODM na Cidade". Para começar pelo princípio, falaremos apenas do Projecto ODM nas Escolas, por enquanto!

Acreditamos que a Educação para o Desenvolvimento seja uma das chaves fundamentais para a concretização dos ODM. Por isso, o projecto foi desenvolvido para abranger sete Escolas Secundárias de Coimbra:
- Escola Secundária Infanta D. Maria
- Escola Secundária José Falcão
- Escola Secundária Jaime Cortesão
- Escola Secundária D. Duarte
- Escola Secundária Quinta das Flores
- Escola Secundária Avelar Brotero
- Escola Secundária D. Diniz

O objectivo é envolver estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), do curso de Licenciatura em Relações Internacionais (R.I.) - onde têm uma cadeira específica para Cooperação para o Desenvolvimento - devido a sua familiaridade com o tema dos ODM, na clarificação deste mesmo tema a estudantes de escolas secundárias. Os estudantes de R.I. envolvidos receberão formação pedagógica e organizar-se-ão em sete grupos diferentes para distribuírem-se pelas sete escolas mencionadas.

Serão organizadas várias actividades para a "Semana ODM nas Escolas", a realizar-se em Fevereiro de 2010, em que os alunos as escolas secundárias terão contacto com a temática dos ODM. As actividades previstas são workshops, jogos didácticos, exposições, filmes, debates e seminários, com a temática dos ODM.

O Projecto já foi iniciado, e no contacto com escolas secundárias, o Atlas conheceu a Promundo, através do Professor Fernando Castro, antigo professor na Escola Secundária Avelar Brotero. Foi imediato o estabelecimento da nossa parceria.

O blog servirá, por tanto, para a actualização das actividades e desenvolvimento do projecto, e esperamos que este modelo possa ser aplicado em outras regiões do País.

Parcerias:

Sem comentários:

Enviar um comentário